terça-feira, 4 de janeiro de 2011

07:46 -

O QUE BUSCAMOS

Divulgar informações gerais sobre o Assédio Moral no Trabalho e fazer conexões com o conjunto de conhecimentos que vem sendo produzidos é nosso objetivo maior. Contribuir para o desenvolvimento de relações saudáveis no âmbito das relações de trabalho é uma forte motivação, facilitando e preservando a saúde mental e a dignidade das pessoas. A crença no desenvolvimento das pessoas, principalmente aquelas em situações vulneráveis, para que possam reestabelecer o direito inalienável de serem respeitadas.
   
Como um fenômeno crescente e com profundas repercussões no indivíduo, na família e na sociedade, o Assédio Moral no Trabalho é hoje, um dos grandes geradores do sofrimento psiquico nas empresas públicas e privadas. Visto como uma ameaça silenciosa, ele se transforma em uma forma permanente de tortura no ambiente de trabalho. Identificar o cenário, os personagens, o contexto e a dinâmica do Assédio Moral facilita seu entendimento e suas estratégias de combate. Não se trata simplesmente de um embate de personalidades oprimidas e opressoras, mas a própria organização do trabalho é hoje, via de regra. terreno fértil para a proliferação do assédio moral. 


Em geral, observa-se que o assediado é uma pessoa de valor pessoal, profissional, moral, ético. No livro de sua autoria, A Corrosão do Caráter: Consequências Pessoais do Trabalho no Novo capitalismo, Richard Sennet, escreveu um ensaio sobre ética do trabalho, continuidade sobre sua pesquisa e reflexão das novas relações do trabalho no capitalismo e suas consequências no caráter das pessoas e as transformações por que passa o mundo do trabalho. Sennet também escreveu O Declínio do Homem Público.


Assédio Moral no Ambiente de Trabalho  implica em manifestações de condutas abusivas, repetitivas, comportamentos encobertos ou não, que buscam desqualificar suas vítimas de forma pública ou privada, tentando imobilizá-las com palavras agressivas, gestos, atitudes, omissões, atos, escritos, que atentam contra a personalidade, a dignidade, a integridade física ou psíquica do agredido, visam eliminar ou afastá-la de seu posto de trabalho, degradam o clima de trabalho e dos colegas, que temem e silenciam ante o assédio. 


Considerando as relações de trabalho competitivas, a busca de espaço e controle de pessoas e serviços, a natureza da organização de trabalho, a cultura organizacional, a violência e o assedio moral nascem do encontro da ânsia de poder (e suas implicações), com a incapacidade que a sustenta e a natureza perversa das pessoas.