domingo, 29 de maio de 2011

11:44 -

ANALGESI: ASSÉDIO MORAL

"Analisando a História, verificamos que a convivência humana sempre foi difícil, salvo alguns contextos onde um ideal ou crença se sobrepôs ao individualismo, porém, de forma bastante circunscrita.
O desejo de poder, de conquistar o melhor pedaço de terra, de aumentar as posses, seja dos Estados, seja individualmente, somado a traços pouco elogiáveis da essência humana e a contingências sócio-econômicas, levaram a humanidade a desenvolver-se em meio a guerras, conflitos de interesses, manipulações políticas. E isto se refletiu no relacionamento mais estreito, nas comunidades, associações, locais de trabalho, família.

O desenvolvimento das ciências, os avanços que trouxeram para os homens mais conforto, melhores condições de saúde, que encurtaram as distâncias e uniram os povos naquilo que podemos chamar de "cultura da moda", também, de forma sutil, agregaram problemas ao indivíduo e ao seu relacionamento com o outro.

Vivemos um sistema econômico perverso em todo o mundo. A globalização e a terceirização acirraram a concorrência no campo do trabalho e diminuíram as oportunidades de um amparo maior não só do Estado como das empresas com relação aos seus colaboradores. E é neste contexto que surge o fenômeno assédio moral, que carece ainda de um estudo mais aprofundado para que seja objeto do Código Penal. LEIA AQUI.