quinta-feira, 9 de junho de 2011

12:51 -

Isto É: A culpa é do chefe


Pesquisa mostra que humilhação no emprego não só afeta a produção como pode provocar doenças


Alfinetadas homeopáticas, desapreço pela tarefa realizada e comentários agressivos feitos em tom de brincadeira no ambiente de trabalho podem acabar com a saúde dos funcionários. A humilhação exercida não só por chefes mas também por colegas de profissão não é novidade, mas só nesta década seu poder de destruição está sendo reconhecido. Leia aqui.

12:47 -

Sinjufego.org.br: Palestra sobre assedio moral


"A Associação de Professores da Universidade Católica de Goiás (Apuc) promoverá, nesta quinta-feira (09/06), às 19h, a Palestra e lançamento do livro "Do Assédio Moral à Morte em Si", com a professora Margarida Barreto (Médica do Trabalho; Mestra e Doutora em Psicologia Social pelo Depto de Psicologia Social da PUC-SP;Vice coordenadora do NEXIN/PUC-SP - Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão /Inclusão Social) e debate com os professores da PUC Goiás, Maurício Porfírio Rosa (Juiz de Direito) e Diogo de Souza Freitas (Mestre em Direito).
O evento ocorrerá no Miniauditório, sala 207, Bloco "B", Campus V da PUC Goiás (Av. Fued Rassi, Jardim Goiás, Goiânia-GO - próximo ao Estádio Serra Dourada)."
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc
Clique aqui para acessar a cartilha publicada pela Fenajufe sobre assédio moral.

09:05 -

http://www.rondoniaovivo.com: CACOAL – Diretor do Hospital Regional é denunciado por assédio moral

"Devido à prática de assédio moral, o Conselho Estadual de Saúde (CES) decidiu denunciar o diretor do Hospital Regional de Cacoal, Marcelo Pandoin Canazaro, ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Ele é acusado de, na última quarta-feira, trancar uma servidora em uma sala e fazer uma série de ameaças. Canazaro estava acompanhado de mais duas pessoas na tentativa de intimidação. A servidora saiu do hospital chorando e registrou ocorrência policial. Leia aqui

quarta-feira, 1 de junho de 2011

01:11 -

Assédio moral e representação contra chefe da repartição.?

Tenho um chefe no serviço publico que vem trabalhar bêbado e nos assedia moralmente. Como representar contra esse ser abominável?

Como conseguir a prova inescusável da embriaguez?

Melhor resposta - Escolhida por votação

É de suma importância a obtenção de provas (não conte muito com testemunhas, pois o medo de retaliações futuras pesam contra você). Procure descobrir se esse chefe é prestigiado pelos seus superiores e se ele é apadrinhado politicamente, pois tudo isso também pesará contra você (no serviço público alguém ser penalizado é a coisa mais difícil do mundo, principalmente se for amigo do rei). Infelizmente hoje em dia em nosso país, com raríssimas exceções, prestigia-se cada vez mais o incompetente, o corrupto e o infrator em detrimento daqueles que trabalham e cumprem as leis com afinco (, não o virtual, o que trabalha e produz de fato). Para todos os lados que olhamos, só exergamos injustiças, aliás, Rui Barbosa já prenunciava isso há muito tempo, "De tanto ver triunfar a incompetência, de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver triunfar a injustiça..."
Mas todo esse cenário sombrio e real não deve de maneira alguma inibir a sua busca por justiça. Ela é difícil de ser praticada, mas nunca ao ponto de ser totalmente ausente, afinal existe um Juiz dos juízes, que está acima de todos esses podres poderes e pronto para atender aos justos. Portanto, procure orientação de algum advogado, o Ministério Público também pode e deve ser acionado para esse seu caso. Só tome muito cuidado a partir do momento que você decida tomar essa atitude, a perseguição será líquida e certa.
    FONTE: 
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081125231654AAtoAZl

01:00 -

JUSVI.COM: A inveja como fundamento e motivação do ‘delito’ de assédio moral

"Quando nos perguntamos com que constância o assédio moral se desenvolve nas relações sociais, em especial, no ambiente de trabalho, tal indagação nos remete a uma peculiaridade pouco desenvolvida dentro de seu contexto, que é a questão da inveja.

Sim, neste trabalho estaremos tratando da pior das paixões humanas, e de sua incidência evidente sobre o instituto jurídico do ‘Assédio Moral’. LEIA AQUI.

00:43 -

SINAL: Direitos do Servidor

"Na esfera pública federal, a prática vem atingindo dimensões assustadoras. Números da Secretaria de Recursos Humanos de Seguridade Social do Ministério do Planejamento dão conta da gravidade do problema para a sociedade e o Estado, embora os especialistas alertem que o maior perdedor é, sem dúvida, o trabalhador. Uma perda não justificada, pois a qualidade de vida no trabalho é garantida pela própria Constituição Federal, em seu artigo 200, segundo ressaltou Júlio César. Ele citou ainda o artigo 196, que garante a saúde como um direito de todos.
De acordo com Luiz Roberto Pires Domingues, um levantamento realizado pela Coordenação de Seguridade Social e Benefícios do Servidor Público, em 2004, aponta que 33% dos servidores públicos federais relataram casos de assédio moral, principalmente por desqualificação profissional. "É aquela velha história, muda-se o gestor, muda-se a faxineira", exemplificou. "Cultura ainda inerente às relações de trabalho, quando se fala do serviço público de qualquer nível." LEIA AQUI.

00:35 -

UNASLAF: ABUSO DE PODER E ASSÉDIO MORAL, SAIBA UM POUCO MAIS O QUE É ISSO E VEJA SE VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO MAIS UMA VÍTIMA

"Você está sendo pressionado na Receita Federal do Brasil a fazer algo que não está previsto em lei?
Não querem respeitar o seu cargo nem a sua carreira?
Estão forçando e  te obrigando a ensinar o seu trabalho a servidores não integrantes da sua Carreira, apesar das suas atribuições nem sequer estarem previstas em lei?
Fique atento, os gestores podem estar incorrendo em abuso de poder e assédio moral." LEIA AQUI.

00:24 -

AGU: Assédio Moral no Serviço Público é tema de palestra na Escola da AGU

"A Advocacia-Geral da União (AGU) promove, nesta quarta-feira (12/05), a palestra "Assédio Moral no serviço público e Ouvidoria: existe ponto de tangência?". O objetivo é debater entre os participantes a natureza do assédio moral no ambiente de trabalho, os danos gerados para pessoas e instituições e como devem proceder aqueles que passam por isso. O evento destaca o papel das ouvidorias públicas na mediação de conflitos e na prevenção deste tipo de problema.

A programação foi preparada pela Escola e pela Ouvidoria da AGU. A palestrante é a professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ouvidora-Geral da UFRJ, Cristina Ayoub Riche. 

Criadora e implementadora das ouvidorias do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), e também da UFRJ, a palestrante Riche afirma que "a ouvidoria não é modismo", e deve agir em conjunto com as áreas de saúde e recursos humanos para efetivar a missão institucional que integra. "A Ouvidoria é o lugar do acolhimento. É um remédio constitucional para o tratamento de patologias sociais", ressaltou." Leia aqui.

00:20 -

JUSBRASIL: Assédio moral no Serviço Público: projeto aguarda reexame de relator no Senado

"O PLS 121/2009, que prevê demissão do funcionário público que praticar assédio moral contra seus subordinados estava na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, na última quarta-feira (18). Porém, não foi votado, sendo posteriormente encaminhado ao gabinete do relator, Senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), para reexame do relatório, cujo parecer recomenda a aprovação da matéria. Também foi apresentada emenda do ex-senador Expedito Júnior (PSDB/RO)" Leia aqui.

00:04 -

CUTRS: COM APOIO DO SINTRAJUFE, FÓRUM DISCUTIU ASSÉDIO MORAL

"No último dia 18 de maio, aconteceu, em Porto Alegre, o II Fórum de Gestão Pública, evento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), com apoio de nosso sindicato. O tema do encontro foi “Assédio Moral nas Organizações Públicas”. Leia aqui.