terça-feira, 31 de maio de 2011

domingo, 29 de maio de 2011

12:01 -

SINTRATEL: 02 de maio: Dia Mundial de Combate ao Assédio Moral


"Dia 02 de maio ficou convencionado como o  "Dia Mundial de Combate ao Assédio Moral". É fundamental para os trabalhadores(a) conhecerem a importancia desta data.

Assedio Moral é a exposição de trabalhadores á situações humilhantes,constrangedora ou vexatorias que certos tipos de chefes aplicam durante a jornada de trabalhos e no exercicio de suas funções desestabilizando o funcionario(a),forçando em até alguns casos a desistir do emprego." LEIA AQUI.

11:52 -

ZAP EMPREGOS: Chefes desconhecem assédio moral

"Os gestores das empresas, apesar de terem alguma noção, não sabem com clareza qual é o conceito de assédio moral no ambiente de trabalho. É o que revela pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), que faz parte da dissertação de mestrado “Assédio moral e gestão de pessoas: uma análise do assédio moral no trabalho e o papel da área de gestão de pessoas”, de autoria do administrador Antônio Martiningo Filho." LEIA AQUI.

11:44 -

ANALGESI: ASSÉDIO MORAL

"Analisando a História, verificamos que a convivência humana sempre foi difícil, salvo alguns contextos onde um ideal ou crença se sobrepôs ao individualismo, porém, de forma bastante circunscrita.
O desejo de poder, de conquistar o melhor pedaço de terra, de aumentar as posses, seja dos Estados, seja individualmente, somado a traços pouco elogiáveis da essência humana e a contingências sócio-econômicas, levaram a humanidade a desenvolver-se em meio a guerras, conflitos de interesses, manipulações políticas. E isto se refletiu no relacionamento mais estreito, nas comunidades, associações, locais de trabalho, família.

O desenvolvimento das ciências, os avanços que trouxeram para os homens mais conforto, melhores condições de saúde, que encurtaram as distâncias e uniram os povos naquilo que podemos chamar de "cultura da moda", também, de forma sutil, agregaram problemas ao indivíduo e ao seu relacionamento com o outro.

Vivemos um sistema econômico perverso em todo o mundo. A globalização e a terceirização acirraram a concorrência no campo do trabalho e diminuíram as oportunidades de um amparo maior não só do Estado como das empresas com relação aos seus colaboradores. E é neste contexto que surge o fenômeno assédio moral, que carece ainda de um estudo mais aprofundado para que seja objeto do Código Penal. LEIA AQUI.

11:21 -

UNIESP - SABER ACADEMICO: Assédio moral no setor público: O que fazer?

²
RESUMO: O presente trabalho aborda o tema “O Administrador e o Assédio Moral”, e tem por objetivo o entendimento desse fenômeno nas organizações, especificamente no setor público. No Brasil, é um tema recente que vem ganhando espaço considerável pela intensificação do problema; dessa forma, a pesquisa pretende indicar para a necessidade de haver maior discernimento para apurar e prevenir possíveis causas de assédio, identificando as procedências que o caracterizam, procurando evidenciar possíveis situações que o ocasionam, verificando e apresentando as conseqüências e os danos causados ao assediado, e por fim, analisando e sugerindo procedimentos para um ambiente saudável.CARMO, Reginaldo Henrique, MORIKOSHI, Eliane. LEIA AQUI.

10:03 -

mediahousecomunicacao: Assédio moral pode gerar acidente de trabalho

"Trabalhadores que sofrem pressão, intimidação ou humilhação no ambiente de trabalho podem estar expostos ao assédio moral. Em resposta à prática constante de perseguição dos patrões, será comemorado nesta segunda-feira (2) o Dia Mundial de Combate ao Assédio Moral. Nos casos mais graves, a Previdência Social reconhece os danos psicológicos e emocionais sofridos pelo trabalhador como acidente de trabalho. Por isso, tramita na Câmara o Projeto de Lei nº 7.202/2010, que inclui o assédio moral entre os tipos de acidentes de trabalho. Leia aqui.

sábado, 28 de maio de 2011

14:58 -

LINKATUAL: Assédio Moral no Trabalho

O assédio moral vem tomando uma dimensão muito grande nas empresas, sendo um problema, humano, social e econômico que acaba atingindo não somente a pessoa, mas também o empregador e os governos. Leia Aqui.

14:52 -

www.baguete.com.br: Assédio Moral Virtual

"A globalização foi responsável pela divulgação ou migração de tecnologias, antes utilizadas por países desenvolvidos que foram se incorporando no modelo de produção dos países periféricos em desenvolvimento"Leia aqui.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

10:03 -

http://www.clicrbs.com.br: MPT investiga servidores da Epagri de Caçador, no Meio-Oeste, por suspeita de assédio moral


Cinco funcionários que ocupam cargos de chefia podem ser afastados do trabalho

Daisy Trombetta  |  daisy.trombetta@diario.com.br
Cinco servidores que ocupam cargos de chefia na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Caçador, no Meio-Oeste, estão sendo investigados em uma ação civil pública. Eles podem ser afastados dos cargos. Leia aqui.

09:21 -

MEDIAR CONFLITOS: Vídeo sobre Mediação de Conflitos e Não-Violência Ativa

Vídeo sobre Mediação de Conflitos e Não-Violência Ativa

A violência é substituída pela força da verdade, da justiça, do amor.” Veja aqui.

09:11 -

Vídeo: Maio Nosso Maio

"Vídeo "Maio Nosso Maio" - feita por meio de Software Livre - apresenta um breve histórico, resgatando o sentido original do significado e importância do Dia dos Trabalhadores.

O vídeo deve ser difundido pelo maior número de pessoas, vez que o 1º de Maio, após tantas lutas e conquistas, não deve passar despercebido ou banalizado meramente por meio de ações culturais e recreativa." Veja aqui