segunda-feira, 25 de abril de 2011

20:49 -

http://www.alcantara.pro.br - Assédio Moral no Serviço Público



Escrito por Alexandre Alcantara   
Ter, 19 de Abril de 2011 09:36
Casos de assédio moral no trabalho parecem estar cada vez mais comuns. Servidores que se aproveitam de posição superior nos cargos que exercem para humilhar, constranger e prejudicar colegas de profissão. Em todo o Brasil, existem trabalhadores, seja no setor público ou privado, que ainda sofrem essa “agressão”. Leia aqui.


20:40 -

d24am.com: Maioria desiste de entrar com ação por assédio moral e sexual

Manaus - A maioria das pessoas que sofre com assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho desiste de formalizar reclamação e requerer seus direitos, devido ao medo de perder o emprego e ficar com o currículo ‘manchado’ na sua área de atuação. A avaliação é da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE/AM). Leia aqui.

20:36 -

JUS BRASIL - CURSO ASSÉDIO MORAL

Este curso será realizado no início da reunião da Diretoria Ampliada que acontecerá em Olinda, no Convento da Conceição. Os servidores que vierem do interior poderão ficar no alojamento das freiras, na sexta-feira (29) à noite. Leia aqui.

sábado, 16 de abril de 2011

15:24 -

www.cut,org.br:Sinpaf: assédio moral na Embrapa é incontestável

"O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) considera incontestável a prática de assédio moral na Embrapa. O entendimento consta do acórdão do desembargador federal do trabalho João Amílcar, publicado no último dia 25/3 pela 2ª Turma do Tribunal. 

O colegiado analisou recurso da Embrapa contra decisão de primeira instância, mantendo a condenação da ré ao pagamento de indenização de R$ 100 ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a obrigação de constituir comissão integrada por representantes dos trabalhadores para investigar, prevenir e sanear o assédio moral na empresa" LEIA AQUI

15:15 -

PORTAL CORREIO: Professora da UEPB denuncia assédio moral

"A Profª. Drª. Ligia Pereira dos Santos da Universidade Estadual da Paraíba, denunciou através de Carta Aberta à Comunidade Acadêmica o coordenador do Curso de Pedagogia, Profº Inácio de Araújo Macedo, da prática de assedio moral. Leia a carta na íntegra." LEIA AQUI

15:04 -

BONDE: Bancária vai receber R$ 80 mil por assédio moral

"O assédio moral consiste na violência psicológica extrema a que uma pessoa é submetida pelo empregador, por um chefe ou mesmo por um colega de trabalho. É a tortura psicológica destinada a golpear a autoestima do empregado através de métodos que resultem em sobrecarregá-lo de tarefas inúteis, sonegar-lhe informações ou não lhe dar trabalho, deixando-o na inação, cujo efeito mais relevante é o direito à indenização por dano moral, eis que mina a saúde física e mental da vítima". LEIA AQUI.

14:38 -

www.viomundo.com.br: Luís Carlos Lopes: Bullying e assédio moral, outros ovos da serpente

"Muitas pessoas são perseguidas por pertencerem a grupos sociais, no contexto, em desvantagem. Ninguém revela, em profundidade, porque perseguiu ou está perseguindo. O preconceito imanente ao ato permanece secreto e negado pelos algozes.
Em vários ambientes, tem sido notada a presença de relações interpessoais baseadas em diversos tipos de agressão. Estas estão longe de ser os antigos apelidos, a tentativa de integração por meio de rituais de aceitação do novato pelo grupo ou o velho costume de afirmar moderadamente a superioridade real ou imaginária de uns sobre os outros. Essas novas práticas referem-se ao ataque radical aos mais fracos, aos que têm maiores dificuldades de se defender, aos diferentes etc. Em inúmeros casos, chega-se à agressão física e/ou ao constrangimento moral total." LEIA AQUI

14:29 -

LEIS E NEGOCIOS: Bullying de hoje pode ser o assédio moral de amanhã

"Cenas de bullying em escolas estão se tornando cada vez mais corriqueiras. O caso mais recente –e famoso—envolveu o garoto australiano Casey Heynes, que reagiu ao bullying de colegas de classe e teve seu video postado na internet. O que especialistas em direito no trabalho começam a ponderar é se essas situações podem refletir no ambiente de trabalho quando essa criança se tornar adulta, repetindo o mesmo trauma. O final? Uma ação por assédio moral." Leia Aqui.

12:24 -

Portal Nacional de Seguros: Bom senso e prudência evitam casos de assédio


Empresas devem tomar cuidado para manter um bom clima organizacional


Criar um bom ambiente de trabalho para os colaboradores não é somente se preocupar com a ergonomia, segurança e fluxo de atividades. As relações interpessoais dentro da empresa devem ser acompanhadas atentamente pela diretoria da empresa. Com alguns cuidados e o uso do bom senso, as organizações conseguem evitar casos de assédio moral. Em situações mais críticas o indicado é contar com a orientação profissional de um advogado.

Um clima organizacional tenso e a relação entre funcionários abalada podem refletir na vida pessoal e profissional dos colaboradores, além de prejudicar a rotina da empresa. O mais conhecido caso de relações difíceis no trabalho costuma ser enquadrado como assédio moral que na maioria das vezes ocorre no fluxo superior-subordinado. Leia mais.

12:07 -

CONSULTOR JURIDICO: " Na Espanha, assédio moral é acidente de trabalho"

Projeto de Lei 7.202, de 2010, que prevê como acidente de trabalho o assédio moral, gerou debates intensos na rede de discussão da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra). Ao comentar reportagem publicada pela revista Consultor Jurídico, a cubana Lydia Guevara Ramirez, autora de um artigo sobre o assunto, mostrou como a Justiça espanhola tem se manifestado. “Ao converter-se em um motivo que provoca faltas no trabalho, danos à saúde do trabalhador e outras consequências lesivas à dignidade humana, a jurisprudência estipulou que assédio moral é um acidente de trabalho”. Leia mais.

11:59 -

Seminário debate assédio moral e acordo dos bancários em Pernambuco

O acordo de combate e prevenção ao assédio moral nos bancos, conquistado
 pelos bancários na Campanha Nacional do ano passado após 15 dias de
 greve, é um grande instrumento para resolver de vez o problema. Mas
os Sindicatos devem trabalhar pesado para que o acordo surta os efeitos
 desejados pelos trabalhadores.

Esta foi a conclusão do 1º Seminário Pernambucano sobre Assédio Moral
 no Setor Bancário, realizado pelo Sindicato dos bancários de Pernambuco
no último sábado, dia 9. O evento, que fez parte da programação de posse
 dos novos delegados sindicais, contou com a participação de Marcel Barros,
secretário-geral da Contraf-CUT. Leia mais.

11:55 -

JUS NAVIGANDI: "ASSÉDIO SEXUAL CONFIGURA ASSÉDIO MORAL?"

"Minha imã trabalhava em uma loja e desde o primeiro dia de trabalho o patrão começou a pedir que ela chegasse cedo, antes do horário, só que quando ela entrava na loja, com as portas fechadas, ele começava a tentar agarrar ela e ela passou a chegar exatamente no horário e aí o dono da loja passou a escrever cartas para minha irmã pelo computador falando que a amava, que a queria para ele, que a queria para ser amante e passar noites agradáveis, de prazer, etc, etc. juntos, mas ele não assinava nenhuma dessas cartas e era feito no computador da loja dele." Leia mais.